quarta-feira, setembro 15, 2010

A HORA DA PRECE



Há no ar um vazio, um espaço aberto que só o diálogo com Deus consegue preencher.
Por entre traços de uma vida transbordante de problemas, na procura de soluções perdidas no incerto ou efémero, não há tempo para o recolhimento.
Compra-se a comida já feita, a roupa à medida; tudo acontece num automatismo que nem a ficção científica mais perene conseguiria imaginar, e pretende-se um caminho rápido para chegar a Deus… recto e directo.
Por isso são cada vez mais os talismãs, as formulas não faltam, superabundam, no meio de teorias tão vagas, por vezes de tal modo ridículas que se tornam infantis, às quais aderem tanto os mais iletrados como os mais sábios. Todos procuram a receita infalível que os livre do sofrimento e torne a vida mais leve.
Mas eu, porém, digo-lhe: Pare. Respire fundo e pense um pouco. Nada, mas nada, substitui o seu diálogo com Deus. A prece é o discurso, a “fórmula” que o conduz mais directa e rapidamente até Ele. Fale-Lhe. Abra o seu coração, exponha-se.
Perante Deus não há medos nem receios, porque não há traições nem mentiras. Na prece não se trocam os nomes às coisas e cada uma ocupa o seu lugar natural. Tudo está no sítio que lhe é próprio, cada coisa, cada planta, cada estrela, cada pessoa.
Ore fervorosamente, só ou acompanhado, em casa ou no transporte público, no automóvel, no campo ou na cidade, em alto mar ou quando viaja no céu azul.
Ore em qualquer lado porque, por mais que o mundo corra, por mais que a vida esteja firme num botão qualquer, não se esqueça, o pensamento é sempre mais veloz e não carece de um espaço próprio, um lugar específico, nada se lhe opõe. O pensamento cruza o universo e, ainda que no cantinho mais recôndito, chega até Deus.
Não se esqueça, o povo diz sabiamente”o homem põe, mas Deus dispõe.” Desligue-se de fórmulas, solte-se dos elos que o tornam dependente de outros como se o seu Espírito estivesse sempre em férias, ganhe asas e voe mais alto.
A prece é a tomada de consciência de que algo precisa de ser feito na sua vida, uma mudança ou uma paragem.
Ore sempre, com muito amor, e de certeza que tudo ficará mais clara dentro de si.
Que Deus o abençoe.


Margarida Azevedo

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home